Já falamos aqui no blog sobre os esportes mais populares em Portugal e, em primeiro lugar, estava ele: o futebol. Podemos dizer que o futebol é uma paixão não apenas nacional, mas também mundial, uma vez que ele é o esporte mais popular do mundo, aquele que conta com mais seguidores fiéis. Os fãs de esportes geralmente não perdem nenhuma partida de seus times favoritos e de seus rivais, e costumam se divertir online com ofertas como CampoBet Bônus entre as partidas. Não é incomum ver os estádios de futebol lotados com torcedores de todas as gerações.
Mas por que será que esse esporte é tão amado? Continue com a leitura e veja alguns dos motivos (pois são vários!).
É um esporte barato
Não dá para negar: é muito barato jogar futebol. Basta reunir uma equipe empolgada e com o espírito do esporte (nada muito difícil, não é?), uma bola e um campinho. Prova disso é que é bastante comum as turmas de crianças e adolescentes em bairros jogarem futebol no campinho do bairro, na praça ou até mesmo na rua. Quando existe vontade, até mesmo um monte de canos pode virar uma trave de gol.
O baixo custo é um dos principais motivos que tornaram e que mantém o futebol como o rei dos esportes, afinal, até mesmo as comunidades com as mais baixas rendas podem praticar (e de lá podem sair grandes jogadores, diga-se de passagem).
Fácil de aprender
Além de barato, o futebol não é um esporte complicado. As regras são fáceis de entender e não é necessário entrar em uma escola, ou procurar um professor ou professora para ensinar o esporte. É claro que, se a pessoa tem vontade e tem condições, ela pode ter esse tipo de iniciativa para potencializar ainda mais os resultados da prática. Mas o ponto aqui é: não é algo determinante. É perfeitamente possível aprender a jogar futebol com a turma de amigos.
Extremamente disseminado
Os dois pontos que mencionamos anteriormente fazem do futebol um esporte altamente disseminado, o maior de todos. São inúmeros os craques que já jogaram e que ainda jogam por aí (falaremos deles em outro post) e, com isso, os patrocínios em cima do esporte também são gigantescos. Todos esses pontos vão se conectando e fazendo o futebol girar e crescer, tornando-o o rei dos esportes.
É um esporte de inclusão
Por ser barato e fácil de aprender, o futebol também acaba sendo um esporte de inclusão. Diferentemente de outros esportes, em que você precisa ter muito dinheiro envolvido (pense nas corridas de Fórmula 1, por exemplo, e do que os pilotos precisam para entrar lá), no futebol uma criança de uma comunidade pobre pode começar a jogar no clube da cidade e ser descoberta por algum agenciador que sabe enxergar o potencial de craques.
Como mencionamos, não é à toa que muitos dos jogadores craques do futebol, já passaram por uma infância difícil financeiramente.
As torcidas fazem toda a diferença
Todos esses pontos listados não poderiam resultar em uma torcida pequena e morna, não é mesmo? As torcidas do futebol são as maiores do mundo, fiéis, empolgadas e que fazem toda diferença em uma partida de futebol.
Um jogo sem torcida tende a ser mais parado e morno, sem muita empolgação. Mas quando elas estão lá, gritando, cantando e incentivando, os jogadores sentem a energia e isso dá a eles ainda mais gás para dar o seu melhor.
E aí, o futebol é ou não é o rei dos esportes? Se você concorda com essa afirmação, escreva nos comentários!